Especialista do Butantan esclarece a importância de se vacinar novamente em 2025, mesmo para quem tomou a dose em 2024.
Fonte: Butantan
Por: Andréia Félix Santana

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe ocorre todos os anos nos meses de março e abril, com a vacina sendo distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para proteger a população antes do inverno. Em 2024, quase 80 mil hospitalizações foram causadas por doenças respiratórias durante os meses mais frios. Aqueles que atrasaram a vacinação ou não se vacinaram em 2024 devem receber a nova vacina em 2025. A vacinação anual é fundamental, especialmente para grupos de risco como idosos, gestantes, crianças pequenas e pessoas com doenças crônicas.
O infectologista José Moreira, do Instituto Butantan, destaca a importância da vacinação anual devido à constante modificação do vírus influenza. A vacina de 2025 incluirá cepas de influenza A/Victoria (H1N1), A/Croácia (H3N2) e B/Áustria, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A cobertura vacinal em 2024 foi baixa, com apenas 54,6% do público-alvo vacinado em algumas regiões do Brasil, e ainda menor na região Norte. A meta recomendada é de 90% para controlar a disseminação do vírus e prevenir hospitalizações e óbitos.
Em 2024, foram notificados 5.325 óbitos devido a vírus respiratórios, com 30% atribuídos à influenza. A vacina do Butantan é segura e tem um perfil de benefício-risco altamente favorável, validada internacionalmente e integrada à lista de imunizantes pré-qualificados da OMS. As principais reações adversas são leves e temporárias.
Uma revisão sistemática publicada na European Respiratory Review demonstrou que a vacinação contra influenza é eficaz na redução de infecções e complicações relacionadas ao vírus em crianças menores de 5 anos, indivíduos entre 5 e 65 anos e idosos com mais de 65 anos.

A campanha de vacinação visa imunizar 80 milhões de pessoas antes do inverno, e a produção de anticorpos leva cerca de duas semanas após a vacinação. É fundamental que a vacinação seja feita no início da campanha para garantir a proteção máxima.
As principais complicações da gripe incluem pneumonia, sinusite, otite, desidratação e agravamento de doenças crônicas. Manter a vacinação em dia é essencial para evitar infecções graves.
📚 Aviso aos Leitores 📚
Os artigos apresentados neste site têm apenas o objetivo educativo. Eles servem para enriquecer o conteúdo informativo e oferecer contextos visuais que complementam os tópicos discutidos. Para quaisquer questões de saúde, recomendamos que procurem um médico ou profissional de saúde qualificado. Agradecemos a compreensão e apoio de todos!
✨ O Blog Saúde Med Conecta incentiva seus seguidores a acompanhá-los no 🌐 Facebook e 📸 Instagram para dicas e informações valiosas sobre saúde.
A equipe do blog está dedicada a fornecer o melhor conteúdo, mantendo os leitores atualizados sobre as últimas tendências e novidades. Através das redes sociais, eles prometem manter a comunidade conectada com postagens frequentes e relevantes.
🔗 Para mais informações, acesse o link na bio:
Instagram: @Saudemedconecta
Facebook:Saudemedconecta
Kommentare